Ensino FundamentalDIA DO ÍNDIO

Beatriz Omine

Para comemorar o Dia do ndio e homenagear aqueles que foram fundamentais para a construção da história do Brasil, as crianças do NIVEL II fizeram uma atividade divertida para marcar a data. As professoras abusaram da criatividade e auxiliaram os alunos à construir ocas de papel, levando-os à aprofundarem o conhecimento da cultura indígena, com musicas e vídeos para as crianças se divertirem e aprenderem muito mais!

SAIBA MAIS SOBRE O DIA DO ÍNDIO

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de abril, o Dia do Índio. Essa data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto lei número 5.540. Em 1940, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, por entenderem a importância daquele momento histórico. Essa participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.