Ensino FundamentalO DESCOBRIMENTO DA GASTRONOMIA INDÍGENA

No mês de Abril comemoramos o Dia do Índio (19 de Abril), e a homenagem dos pequenos alunos do Colégio Eduardo Gomes une emostra a grande influência que os antigos moradores do nosso país deixaram sobre a nossa gastronomia até hoje. A alimentação dos Índios do Brasilcompunha-se basicamente de farinha de mandioca, peixe, mariscos e carne.

Podemos dizer que a alimentação indígena é natural, pois eles consomem alimentos retirados diretamente da natureza. Desta forma, conseguem obter alimentos isentos de agrotóxicos ou de outros produtos químicos. A alimentação indígena é saudável e rica em vitaminas, saisminerais e outros nutrientes. Como os índios não consumem produtos industrializados, ficam livres dos efeitos nocivos dos conservantes, corantes artificiais, realçadores de sabor e outros aditivos artificiais usados na indústria alimentícia.Somada a uma intensa atividade física, a alimentação indígena proporciona aos integrantes da tribo uma vida saudável. Logo, podemos observar nas aldeias isoladas (sem contatos com o homem branco), indivíduos fortes, saudáveis e felizes. Obesidade, estresse, depressão e outros males encontrados facilmente nas grandes cidades passam longe das tribos.

Pensando nisso, os alunos foram até a cozinha experimental do colégio para aprender, junto ao Profº Carlos, e a Prof. Thayane, a fazer um pão de mandioca delicioso.

Ingredientes

1 kg de farinha de trigo

3 tabletes de fermento biológico (45 g)

1 xícara de chá de açúcar

1 xícara de chá de óleo não muito cheia

1 xícara de chá de leite morno

1 colher de café rasa de sal

3 ovos

Mandioca cozida sem fibras (200 g)

Modo de preparo

1. Bater no liquidificador os ovos, fermento, leite, açúcar, sal, óleo e a mandioca cozida.

2. Colocar a mistura formada em outro recipiente e, aos poucos, com uma colher, acrescentar a farinha de trigo, peneirando-a.

3. Assim que a massa desgrudar das mãos, sovar com as mãos. É necessário que se acrescente a farinha aos poucos, pois, dependendo da qualidade da farinha (mais seca ou menos seca), a massa pode dar o ponto com uma quantidade menor de farinha do que realmente se pede na receita.

4. Após todo esse processo, cobrir a massa com um guardanapo limpo e deixá-la crescer até dobrar de volume.

5. Logo em seguida, sová-la por mais alguns minutos para retirar todo o gás que foi produzido na fermentação.

6. Assim que terminar a segunda sova, separar a massa em vários pedaços, que podem virar pãezinhos individuais ou, se preferir, somente um grande pão.

7. Após a modelagem do pão (ou dos pães), untar uma assadeira com óleo e acomodá-lo (s) ali.

8. Pincelar com uma gema e deixar descansar por mais alguns minutos.

9- Logo em seguida, assar em forno quente, cerca de 230º graus, até que fique dourado.

Após a preparação, os pequeninos degustaram desta receita maravilhosa. Foi muito divertido e saboroso!