Ensino MédioExcursão ao Memorial da Resistência-SP

Beatriz Omine

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio que participaram do módulo de História “Guerra Fria e Ditadura” não ficaram apenas na sala de aula no Colégio Eduardo Gomes. Acompanhados dos docentes de História, os estudantes visitaram o Memorial da Resistência, localizado próximo à Pinacoteca do Estado de São Paulo, na Praça da Luz.

O Memorial da Resistência de São Paulo é uma instituição dedicada à preservação da memória da resistência e da repressão política do Brasil republicano e se localiza justamente no prédio do antigo DOPS (Departamento da Ordem Política e Social, depois DEOPS – Departamento Estadual da Ordem Política e Social), para onde eram levadas as pessoas que se envolviam no combate à Ditadura Militar.

Lá, além de verem a exposição sobre Apolônio de Carvalho, contextualizada pelas explicações dos professores, os alunos assistiram a um vídeo que conta a história do prédio – originalmente construído para sediar a administração e o depósito da Estrada de Ferro Sorocabana. Na sequência, verificaram uma linha do tempo intitulada “Controle, Repressão e Resistência” e se dirigiram às celas, conservadas quase que totalmente como eram na época da ditadura. Nas paredes desses locais, há inscrições representando alguns dos nomes dos opositores do Regime Militar. Ainda nas celas, os alunos ouviram depoimentos gravados de pessoas que ficaram presas no DOPS na época da ditadura, bem como puderam assistir a vídeos e ver cartas sobre o assunto.

Foi uma experiência única para os alunos, que conseguiram vivenciar as informações das aulas e ficar mais perto da realidade.