Ensino MédioNovo Ensino Médio

Acredito que você já tenha ouvido falar sobre o Novo Ensino Médio, certo?

Vamos conversar um pouco sobre como essas mudanças vão impactar a vida dos estudantes, como fica a nova organização curricular e outros aspectos importantes sobre essa etapa da escolarização dos jovens.

Com ênfase no protagonismo do estudante, o Novo Ensino Médio promove a atuação ativa da comunidade escolar e o suporte necessário ao Projeto de Vida dos jovens, preparando-os para os desafios do século 21 e para a conquista de melhores oportunidades no mercado de trabalho, além de aprofundar os conhecimentos exigidos pelos exames vestibulares.

Mas, afinal, o que é o Novo Ensino Médio?

O Novo EM surge com a lei nº 13.415/2017, que alterou a LDB, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 para 1.000 horas anuais e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contempla uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas da realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Quais serão os benefícios para os estudantes, com a nova organização curricular?

O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos.

Um currículo que contempla uma formação geral, orientada pela BNCC, e também itinerários formativos que possibilitem aos estudantes aprofundar seus estudos na(s) área(s) de conhecimento com a(s) qual(is) se identificam, fomentando o interesse dos jovens em acessar a escola, melhorando os resultados da aprendizagem.

Cronograma

•     2022: implementação dos referenciais curriculares na 1ª série do ensino médio;
  •     2023: implementação dos referenciais curriculares na 1ª e 2ª séries do ensino médio;
  •     2024: implementação dos referenciais curriculares em todos as séries do ensino médio.

O currículo do Novo Ensino Médio é composto, basicamente, por três partes, a Formação Geral Básica (FGB), os Itinerários Formativos e as Eletivas, obrigatórias para todos os alunos.

A FGB é a parte comum do currículo na qual todos os estudantes terão acesso aos conhecimentos essenciais para sua formação integral e foi construída a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

É comum para todos os estudantes, independentemente da escolha de um itinerário formativo, com um total de 23 aulas semanais.

O que são os Itinerários Formativos?

Os Itinerários Formativos tratam da parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio. Eles possibilitam a contextualização do que é ensinado em relação à realidade dos estudantes, permitindo que se aprofundem nas áreas que lhes interessam mais.

É nessa parte do currículo que o estudante poderá optar por um conjunto de disciplinas para aprofundar seus estudos nas áreas de que mais gosta e é obrigatória para todos os estudantes, com um total de 8 aulas semanais.

O que são as eletivas?

São disciplinas temáticas que fazem parte da base diversificada da escola e articulam duas ou mais disciplinas da BNCC para aprofundar os conhecimentos construídos pelos estudantes. É obrigatória para todos os estudantes, perfazendo um total de 2 aulas semanais.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361

Arquivos para download