Workshop - As máscaras faciais, corporais e vocais

Por Letícia Cibulskis – 29/08/2023

No dia 19 de agosto, ocorreu o Workshop As máscaras faciais, corporais e vocais e as personagens cômicas para os alunos de Teatro, organizado pelo Professor Robson Comelli, com a presença de uma convidada especial – Roberta Marcolin.

Participaram do encontro 26 estudantes do 6º ano EF à 3ª série EM, com o objetivo de elaboração de cenas com personagens cômicas.

Roberta, que conduziu o evento, é atriz, diretora e produtora. Formou-se na Universidade Anhembi Morumbi, em Teatro, além de sua formação como atriz na Escola Livre de Teatro. Ministra, desde 2001, aulas de Teatro para crianças, adolescentes, adultos e pessoas de terceira idade, em projetos culturais. É palhaça e contadora de histórias, além de ser fundadora de um grupo teatral.

No primeiro momento, os alunos recapitularam as informações que já haviam sido discutidas em aula, sobre as máscaras corporais, faciais e vocais. Na sequência, a turma observou imagens com finalidade de pareidolia (um fenômeno psicológico comum em todos os seres humanos, conhecido por fazer as pessoas reconhecerem imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes ou em qualquer outro estímulo visual aleatório), impressas e distribuídas pela sala. Em seguida, foi realizado um jogo de exploração de máscaras, com emissão de sons e palavras, em reação às sensações do jogo.

Em outro momento, os alunos foram divididos em grupos, para desenvolver cenas de situações cotidianas que tivessem algum conflito envolvido, utilizando os personagens cômicos elaborados anteriormente.

Foi um momento de muito aprendizado e de muita diversão.